O que é Arraia Maori
Os maoris são os povos indígenas originários da Nova Zelândia, que se localiza na Oceania. Esse país foi um dos últimos locais a serem colonizados no mundo.
Devido a isso, sua cultura é quase que completamente livre de influências externas, mantendo tradições marcantes e cativantes.
Cultura Maori
Uma cultura é feita de simbologias, hábitos e costumes. E é esse processo que identifica e distingue um povo tornando-os únicos. Portanto, os maoris como nação, não são diferentes.
Suas crenças e hábitos são cercados pelo respeito à natureza e todos os seres que a habitam: árvores, flores, animais. E em sua espiritualidade, cada um é considerado sagrado e assim são reverenciados.
Uma das formas de prestar homenagem são as tatuagens, ou na língua nativa, moko. Considerada uma arte entre eles, elas são usadas para diferenciar a posição social dos habitantese também representar sua cultura.
Quanto mais nobre e poderoso o nativo, mais tatuagens tem no rosto e no corpo.
Dentre essas tatuagens, está a representação da Arraia Maori.
Arraia Maori e sua simbologia
As arraias são peixes marinhos, leves e belos, que fazem parte da família das baleias.
Não são seres agressivos, mas quando testados ou sentindo-se ameaçados reagem instintivamente aplicando uma ferroada com o espinho que possuem em seu rabo no seu opressor.
Os maoris a consideram a representação da sabedoria, proteção e perigo.
Sua leveza ao se movimentar indica que a sabedoria é sútil, mas quando provocada, figurada pelo ferrão, pode ser complexa e perigosa.
E ao mesmo tempo que ela representa esse perigo, indica a proteção reagindo contra essa ameaça.
Por esses motivos, esse ícone não se limita a ser usado somente nos costumes maoris, sendo amplamente divulgado no mundo todo.