Minutos de Sabedoria. Série Momentos de Paz, com Marisa Corrêa.
Será que nós podemos exercitar, aprender a ser feliz?
– É como andar de bicicleta.
Andar de bicicleta é um processo de aprendizagem. Nós nos desequilibramos, nós caímos, ralamos o joelho; mas esse processo é uma conquista constante; cada etapa nesse momento de treinamento, de exercício é uma realização. Traz-nos felicidade, realizações a cada momento, curtimos cada momento, até o instante em que nos equilibramos. Mas, terminou? Não.
O processo continua porque, uma vez já equilibrados na bicicleta, numa etapa seguinte poderemos correr mais, fazer curvas fechadas. Depois, assim, aprendemos a tirar as mãos do guidom.
Esse processo contínuo nos traz cada vez mais realizações, mais momentos de felicidade.
Na nossa vida também é assim representada. Podemos, de maneira semelhante, realizar esse processo de conquista da felicidade no nosso dia a dia; porque nos desequilibramos, caímos, nos machucamos, mas durante esse período de aprendizagem nós aprendemos muito. São realizações magníficas que acontecem em nossas vidas; há um crescimento individual e vamos, então, realizando novas conquistas. E mesmo no dia em que recuperamos o equilíbrio, o processo continua com novas realizações. Aprendemos cada vez mais, nos realizamos cada vez mais e somos felizes cada vez mais nesse processo da nossa vida.
E assim, aprendemos a ser felizes aqui, agora, na nossa caminhada.