A Cruz Celta representa o povo celta. O uso dessa cruz é anterior ao da cruz conhecida como símbolo de cristianismo.
O que é cruz celta
A Cruz Celta consiste no encontro de um círculo acrescido por linhas vertical e horizontal. Essa cruz é rodeada por misticismo e espiritualidade.
Qual o significado da cruz celta
Embora esse símbolo exista há milhares de anos, uma das principais interpretações se manteve, que simboliza a conexão entre o mundo espiritual e tudo que abrange a vida.
Convém acrescentar que alguns estudiosos veem o significado da cruz celta como a junção dos quatro elementos fundamentais à vida, como a terra e o ar, que se referem ao equilíbrio dos elementos da natureza e eternidade.
Símbolo da cruz celta
Atualmente, a Cruz Celta é um dos símbolos das igrejas presbiteriana, por exemplo. Tal símbolo é visto como a biografia de Cristo na Terra.
O objetivo do uso da Cruz Celta consiste em afirmar sua crença e identidade, além de revelar a herança de Lutero. Portanto, a Cruz é vista como a vida eterna no reino dos céus.
Há outros símbolos associados à cultura celta, a saber:
- Triskle
Esse símbolo era utilizado para pedir auxílio aos deuses.
- Nó celta
O nó celta representa a vida eterna, pois o símbolo não possui início nem fim.
Cruz céltica
Cruz céltica é outra maneira que a cruz celta pode ser chamada.
Vale acrescentar que os celtas são um povo guerreiro oriundo da Irlanda. Eles ocuparam alguns países da Europa, como França, Alemanha, Bélgica, Espanha, dentre outros. Isso aconteceu entre os séculos II e III a.C.
Cruz celta na cultura céltica
A Cruz Céltica pode ser encontrada facilmente na Irlanda e Inglaterra, por exemplo. Tal emblema, que é visto como uma época do pré-cristianismo, contribui com as pesquisas feitas pelos estudiosos sobre a morada dos celtas.
No que se refere ao território irlandês, a Cruz Celta foi introduzida por St. Patrick. Com o objetivo de introduzir o catolicismo e fazer com que os druidas dessem a devida importância à Cruz, ele associou o sol à fé católica.
É válido citar que os celtas eram politeístas. Logo, eles acreditavam em deuses que se relacionavam com a natureza. Cabe mencionar que, para eles, o tempo era cíclico. Dessa forma, tanto as estações do ano quanto os importantes festivais aconteciam de forma contínua. Eis a explicação do círculo relacionado com o crucifixo.
Outras simbologias da cruz céltica
Faz-se importante acrescentar que há a teoria de que a Cruz é a representação do gênero masculino e o círculo, do feminino. Tal teoria tem respaldo em um símbolo hindu devido às semelhanças com a Cruz Céltica.
Ainda nessa perspectiva, o neopaganismo também adotou a Cruz Celta como símbolo. Eles costumavam ser utilizados como amuleto ou instrumento para trazer boa sorte.
Tatuagem de cruz celta
Tendo em vista a importância do território europeu em relação à cultura céltica, muitas pessoas decidem eternizar na pele a experiência de um intercâmbio, por exemplo. Há, também, os indivíduos que são apaixonados pela cultura irlandesa.
Para as pessoas que desejam fazer uma tatuagem de Cruz Celta, sugere-se que leia previamente a respeito do símbolo e tudo que ele envolve. Feito isso, basta escolher uma parte do corpo para fazer o desenho, que pode ser antebraço, costas ou panturrilha.
Uma vez que o desenho e a parte do corpo tenham sido escolhidos, é preciso selecionar o profissional com cautela. Para que o desenho fique bem feito e que o processo de cicatrização seja rápido, é preciso seguir rigorosamente as recomendações, como fazer o uso da pomada e não coçar a região tatuada.