A Cruz de Malta é um símbolo que representa os cavaleiros cristãos. Tal organização surgiu no século XI durante as Cruzadas.
Origem da Cruz de Malta
Estudos feitos sugerem que a Cruz de Malta teve início no período medieval. Contudo, tal emblema foi absorvido pela Amalfi, situada na Itália.
Embora tenha sido trazida pelos Normandos, a Cruz de Malta se destacou com os Cavaleiros Hospitalários, conhecidos também como Cavaleiros Malta ou de São João.
Cabe mencionar que, inicialmente, os Cavaleiros Hospitalários tinham o objetivo de dar assistência aos peregrinos na Terra Santa. Entretanto, com o passar do tempo, passaram a fazer segurança com armamento. A finalidade de tal ato era assegurar que os peregrinos chegassem em segurança, pois algumas áreas eram perigosas.
Símbolo da Cruz de Malta
A Cruz de Malta é também o símbolo de um time de futebol carioca, o Vasco da Gama. O escudo do time passou por algumas alterações ao longo de sua história, mas a caravela e a cruz permaneceram. Além disso, há um fundo preto, que representa os mares inexplorados, a faixa branca, que simboliza o trajeto descortinado por Vasco da Gama e a caravela. O clube adotou o escudo na década de 1920 e o mantém até os dias de hoje.
Vale salientar o time já usou em seus uniformes escudos com cruzes de diferentes tamanhos e espessuras, que era parecidas com a Cruz da Ordem de Cristo. No entanto, essa cruz, que é um dos símbolos de Portugal, se difere da Cruz de Malta por ser preenchida com a mesma coloração.
Significado do símbolo Cruz de Malta
A Cruz de Malta é associada à Cruz de Ferro, símbolo utilizado pelos nazistas. Entretanto, o símbolo da Cruz de Malta nunca foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, muito menos relacionado ao nazismo. A Cruz de Ferro é uma condecoração militar utilizada como reconhecimento de valentia no campo de batalha. Durante o período nazista, a Cruz de Ferro possuía uma suástica no centro, que com a proibição, foi substituída por ramos de folhas.
A Cruz de Malta possui quatro extremidades iguais com oito pontas voltadas para fora e quatro para dentro. Ela é vinculada ao poder dos céus e do universo, visto que representa a ligação entre o céu e a terra. Os pontos expressam obrigações e valores, a saber:
- Viver com base na verdade;
- Possuir uma fé indestrutível;
- Arrepender-se verdadeiramente;
- Ser humilde em todos os atos;
- Aplicar a justiça em todas as esferas;
- Ser misericordioso com as mazelas alheias
- Ser sincero acima de tudo; e
- Aguentar com bravura a perseguição.
Cruz de Malta para os cavaleiros templários
Os Cavaleiros Templários tiveram início nas Cruzadas. Essas expedições contemplavam cavaleiros, soldados e camponeses. O objetivo consistia em conquistar a Palestina (ou Terra Santa). Nesse período, só havia a Igreja Católica Romana. Dessa forma, outras crenças ou religiões eram vistas como pagãs.
Nesse cenário, os monges tinham uma cruz em sua vestimenta e uma espada. Embora o propósito seja dar assistência aos peregrinos, eles lutavam quando era necessário. A Síria foi evacuada pelos cristãos no século XIII e os Hospitalários, após algumas mudanças, optaram por Malta. O emblema de tal Ordem é a Cruz de Malta.
Ordem de Malta
A Ordem de Malta é uma ordem que abrange cavaleiros templários. Esses cavaleiros cristãos, que pertenciam à Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém cuidavam dos feridos e, simultaneamente, assegurava a expansão do cristianismo.
Tatuagem da Cruz de Malta
A tatuagem de cruz é uma das mais requisitadas entre os jovens. Tal fenômeno pode acontecer por diversas razões, como religiosidade, significado, time do coração ou beleza natural. No que se refere à religiosidade, a cruz pode significar morte e ressureição de Cristo. Com isso, há a mensagem de que a morte não é o final.
Quanto à tatuagem da Cruz de Malta, ela é muito procurada nos estúdios por simbolizar valentia e fé dos Cavaleiros Hospitalários. Vale destacar que a cruz possui oito pontas que, para algumas pessoas, constituem os deveres dos cavaleiros, como Fé, Sinceridade, Verdade, Amor, dentre outros.
Ainda nesse panorama, há quem prefira eternizar o símbolo do time do coração na pele. Considerando que a Cruz de Malta é o símbolo de um time de futebol chamado Vasco da Gama no Rio de Janeiro, os indivíduos podem se sentir identificados com o esporte e tudo que o time representa.
Faz-se importante citar Malta é um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo. O local é muito exuberante e muitos estudantes decidem fazer intercâmbio naquela região.
A Cruz de Malta pode ser desenhada de diversos tamanhos e em diferentes partes do corpo, como braço, nuca, costas ou panturrilha. Feito isso, é preciso escolher com responsabilidade o profissional. O objetivo é que o desenho fique bem feito e a recuperação seja ágil.