Pessoas que nasceram entre 22 de dezembro e 20 de janeiro possuem o Sol em Capricórnio e são os legítimos participantes do grupo dos capricornianos. Conhecidos por serem pessoas muito certinhas, os nativos de Capricórnio gostam de levar uma vida organizada e segura.
Sonhadores, esses nativos costumam começar sua jornada da conquista rumo ao alcance de suas principais metas de vida muito cedo. E se mantêm firmes e enérgicos nessa busca durante a vida toda.
Curioso para sabertudo sobre o Sol em Capricórnio? Então confira a seguir as características desse Sol e suas influências no amor, no trabalho, na família e nas amizades para saber lidar melhor com seus pontos fracos e fortes durante o seu dia a dia.
Tudo sobre o Sol em Capricórnio
O signo de Capricórnio é representado pela junção dos chifres de um bode com cauda de peixe. Essa representação faz referência ao deus de origem suméria Pã, que, segundo a mitologia grega, foi homenageado por Zeus com uma constelação nos céus.
Capricornianos são considerados perseverantes e inteligentes como Pã. São obstinados e lutam pelo que querem, são concentrados em seu trabalho e, muitas vezes, parecem rudes, mas na verdade têm um grande coração e amam intensamente.
Os nativos de capricórnio são ligados ao elemento Terra, que lhes atribui muita racionalidade e um grande desejo de alcançar a estabilidade em todas as esferas da vida, financeira, amorosa e na saúde.
Gostam de pessoas consistentes, e, por isso, um momento muito estressante no ano para os nativos é o inferno astral, que acontece quando o Sol atravessa o signo de Sagitário (entre 22 de novembro e 21 de dezembro) e faz com que eles não tenham nenhuma paciência com pessoas indecisas e que não tenham seriedade e compromissos na vida.
Por outro lado, um momento muito bom para as pessoas com o Sol em Sagitário é quando o ele atravessa o signo de Touro (entre 21 de abril e 20 de maio), que é seu paraíso astral, te fazendo sentir muita garra para alcançar suas metas, e também mais sensual. Por esse motivo, sagitarianos costumam ter muitas afinidades com taurinos.
Características do Sol em Capricórnio
Pessoas que têm o Sol em Capricórnio costumam ser muito cautelosas, gostam de planejar bem a vida e pensam bastante antes de tomarem decisões sérias. São criteriosas para escolher a carreira, e, quando a escolhem, são muito dedicadas e trabalhadoras, às vezes sendo focadas até demais na carreira.
Por gostarem de segurança, tendem a se manter na mesmice, seguindo através daquilo que já sabem que dá certo. Podem ser pessimistas e deixar de viver experiências muito boas por medo.
São pessoas muito práticas e não costumam perder o controle em momentos de raiva, pensam antes de falar e se preocupam com as consequências de seus atos. São muito responsáveis e gostam de cumprir com aquilo que se comprometem a fazer.
São pessoas empáticas, mas podem não ser muito altruístas, geralmente dão preferência aos próprios planos e deixam para atender as outras pessoas quando isso não os desvie de seus próprios objetivos.
Capricornianos costumam ser sérios e respeitosos, geralmente são jovens muito ativos, que participam de muitos projetos e amadurecem cedo. Quando ficam mais velhos, se permitem estar mais tranquilos e aproveitam muito mais suas conquistas do que quando eram mais novos.
São pessoas muito objetivas, que não têm medo de enfrentar o caminho e não se preocupam se não conseguirem aproveitar muito os pequenos prazeres do presente, estão mais focados nos resultados a longo prazo que poderão vir dos seus esforços.
Sol em Capricórnio no amor
Pessoas que têm o Sol em Capricórnio são sérias e determinadas em todas as áreas da vida, e isso inclui o amor. Como gostam de se sentir seguros e amados, capricornianos dão preferência a viver relacionamentos mais tradicionais, com pessoas que gostem de compromissos mais duradouros.
Quando jovens, por serem mais focados na própria carreira, dão preferência a ficarem solteiros e alcançarem estabilidade e liberdade financeira, para depois assumirem uma relação.
Mas, quando tomam a decisão do relacionamento, são muito atenciosos e carinhosos, apesar de não gostarem de demonstrar muito em público, costumam enxergar o parceiro como uma responsabilidade com a qual deve romantismo e comprometimento.
Sol em Capricórnio no trabalho
Capricornianos são formiguinhas trabalhadoras. Desde muito cedo, começam a planejar a carreira e já planejam cada passo quando adolescentes. Geralmente estão entre os melhores da turma e são o orgulho da família nesse sentido.
Dentro de uma empresa, são funcionários muito exemplares, gostam de cumprir as regras e, mesmo quando assumem muitas responsabilidades, são metódicos e respeitam bem os prazos e as especificações.
Quando chefes ou donos de uma empresa, costumam ser bastante exigentes com os funcionários, gostam de estar no ambiente que gerenciam e estão sempre atentos às novidades do mercado. São muito comprometidos com o setor financeiro e tendem a alcançar posições de prestígio nesse setor.
Um defeito dos capricornianos que está relacionado com essa característica de ser muito trabalhador e eficaz é que podem acabar deixando em segundo plano outras áreas da vida por conta dessa prioridade, como a saúde e a família.
Sol em Capricórnio na família
Capricornianos são muito dedicados com a família, mas, às vezes, podem demonstrar essa dedicação apenas no plano material, deixando de ser afetivos em alguns momentos. Por outro lado, são muito conectados com todos, gostam de dialogar e são ótimos ouvintes, apesar de não gostarem muito de opinar nas questões pessoais de outras pessoas.
Os nativos de Capricórnio também gostam de sentir que sua dedicação e seus esforços em família estão sendo retribuídos. Quando se tornam pais, são muito comprometidos com o futuro dos filhos, podendo parecer muito exigentes. Também são muito carinhosos e bons ouvintes.
Sol em Capricórnio nas amizades
Os capricornianos não costumam ter um círculo de amizades muito amplo. Porém, quando encontram alguém que realmente consideram como amigo, são muito leais e dedicados para estarem próximos e viverem bons momentos.
Ao mesmo tempo e, assim como em outras áreas da vida afetiva desses nativos, o campo das amizades pode ser deixado de lado.